saúde animal

Castramóvel tem mais de 400 animais inscritos para cirurgias gratuitas

Foto: Pedro Piegas (Diário) data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
217 famílias em vulnerabilidade social inscreveram os pets para a cirurgia gratuita no castramóvel

No próximo mês, o castramóvel começa a operar em Santa Maria. O levantamento divulgado pela superintendência de Bem-Estar Animal, setor do município responsável pelo serviço, aponta que 402 animais foram cadastrados e estão aptos para realizar a cirurgia na estrutura móvel.

O pré-cadastro online e presencial encerrou na última sexta-feira e era voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social inscritas no CadÚnico. Pelo e-mail da superintendência, 197 famílias enviaram a documentação. Cada tutor tinha o direito de cadastrar até três pets para a esterilização. Assim, 357 animais foram aprovados. Destes, 216 são cachorros e 141 são gatos.

Já no cadastro presencial, 20 famílias procuraram o serviço e 45 animais foram inscritos (32 cães e 13 gatos). Os bairros que mais registraram procura pela cirurgia foram Nova Santa Marta, Pinheiro Machado e Camobi.

Programa Avançar investirá mais de R$ 43 milhões em obras de 14 trechos de rodovias da região

De acordo com a médica veterinária da prefeitura, Patricia Silveira, com os cadastros realizados, as cirurgias estão garantidas até fevereiro de 2023. A previsão é que 86 castrações sejam feitas por mês, totalizando mais de 1 mil esterilizações no período de trabalho previsto (10 meses).

O restante dos animais que devem passar pelo procedimento será encaminhado pelas três Organizações Não-Governamentais (ONGs) cadastradas na prefeitura: a Associação dos Amigos Protetores dos Animais de Santa Maria (Aapasm), a Somos Pet e o Clube Amigos dos Animais.

CRONOGRAMA

Na prática, quando começar a operar, em 5 de abril, o castramóvel vai funcionar em dois dias por semana. Um deles será voltado para os animais encaminhados pelas ONGs e o outro para os pets cadastrados pela comunidade.

Segundo Patricia, a programação deve ser divulgada no início da cada mês com os bairros que a unidade móvel vai percorrer. Assim, as famílias inscritas vão ser contatadas por telefone quando o castramóvel estiver na localidade.

- Nós decidimos lançar mensalmente um cronograma para os bairros. A partir disso, vamos entrar em contato com as famílias - explica.

A primeira programação, porém, deve contemplar os acumuladores, pessoas em situação de vulnerabilidade social que possuem uma grande quantidade de animais (mais de 20). Atualmente, seis famílias se enquadram nesta condição e estão cadastradas na prefeitura. Após esta etapa, começam as castrações dos animais que foram previamente inscritos ou encaminhados pelas ONGs.

ESTRUTURA

Nesta semana, a equipe da Ninagut Consultoria Veterinário, empresa de Minas Gerais que venceu a licitação pública do castramóvel, vai vir a Santa Maria para equipar o trailer. A última fiscalização do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) também deve ocorrer neste mês.

Agendamento de vacinação para crianças está aberto nesta semana

REABERTURA DAS INSCRIÇÕES

A veterinária Patrícia explica que ainda não é possível confirmar se um novo cadastro deve ser reaberto. Ela também salienta que, caso ocorram novas inscrições, o público-alvo deve ser o mesmo: famílias em vulnerabilidade social.

- Nós temos que ter um filtro (CadÚnico) voltado para aquelas pessoas que não têm condições de pagar pela cirurgia - relata.

Patricia também esclarece que, caso alguma família não tenha feito a inscrição, pela falta de acesso à internet ou pelo desconhecimento do serviço, o setor consegue verificar a situação destas pessoas com a assistência social.

*Laura Gomes

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com chance de temporal, clima instável segue durante a semana Anterior

Com chance de temporal, clima instável segue durante a semana

Próximo

VÍDEO: programa Avançar investirá mais de R$ 43 milhões em obras de 14 trechos de rodovias da região

Geral